segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Aconcágua

Boas,



Finalmente chegou o momento de contar as aventuras no Aconcágua!...

Uma coisa posso desde já adiantar... a beleza daquele santuário natural é incrível, mas o grau de dificuldade é muito elevado para quem nao tem experiencia de altitude, como é o nosso caso.

Antes de mais a preparacao: viajámos na noite de terca-feira de Buenos Aires para Mendonza, uma cidade a cerca de 100 Km do Aconcágua, mas onde se deve preparar toda a expedicao, nomeadamente as autorizacoes para entrar no Parque Natural.

Chegamos a Mendonza às primeiras horas da manha. Até ao início da tarde conseguimos tratar de tudo e optamos por dormir em Penitentes, uma estancia de ski que fica a 15 km da entrada do parque e a 2.700 m, para comecar as habituar o nosso corpo à altitude.

No outro dia de manha fizemo-nos ao caminho pelas 11h00, quando tinhamos o primeiro transporte que nos colocava na entrada do parque. Eis o início da subida, com a montanha ao fundo... reinava o optimismo...


Já durante a subida para Confluência, o sol estava muito forte e a inclinacao depois da primeira fase mais clama era muito acentuda... basta dizer que fizemos a subida entre as 11h00 e as 15h00 e mais qualquer coisa... estavamos à espera de frio face à altitude, nao de calor...

Para ter uma nocao, por detrás daquele monte mais verde na esquerda que podem ver na próxima foto fica o campo base de Confluência, a cerca de 3.400 m... nesta altura, já tinhamos subido muito... o início é a cerca de 2.900 m.

Eis parte do acampamento de Confluência, nomeadamente a tenda maior onde deveriamos pernoitar... optámos por alugar um servico que disponibiliza local para dormir e comida durante a nossa estadia no campo, para nao termos de carregar tanto material... decisao extremamente ajuizada... o responsável pelas tendas, o Sr. Carlos Acuna, era um tipo espectacular... e cada vez que dizia uma frase utilizava a expressao "che" (primeiro argentino que me dei conta!)...

O André sentiu alguns problemas na subida e eu, depois de ter chegado a Confluência e ter comido qualquer coisa, também nao me senti muito bem... fomos os dois ao médico (gratuito) no campo (de referir que todos, desde guardas do parte aos médicos, sao impecáveis) e eu tomei uma droga qualquer e melhorei mas ao André foi dito que teria de descer porque nao se estava a adaptar bem à altitude... Ainda estivemos a discutir se eu também desceria com ele, mas ele deu-me forca para ficar e tentar ir a Plazia de Francia (tamanha era a minha vontade...) e mais tarde viemo-nos a aperceber que eu nao poderia voltar com ele porque nao havia lujar disponível no helicopetro (aliás, aquilo ear um luxo porque cada viagem sao cerca de 600 USD... o Carlos Acuna ficou a invegá-lo... :) )...
Depois disso foi uma noite um bocado solitária em Confluência (mas Paiva tens razao, o céu estrelado é incrível...) e de manha acordei com dores de cabeca e pensei... míudo, vais mas é descer, que é o melhor... mas quando o Carlos Acuna se cruzou comigo e disse: "Entao, vais a Francia...". Nesse momento tomei a decisao de ir fazer o trekking até me sentir bem e depois desciria...
Foi brutal... a paisagem é incrivel e com o tempo mais fresco, a caminhada bem mais fácil... por outro lado, sente-se muito mais a altitude (Francia fica a 4.300 m)...

Eis a foto no momento em que o vento e frio apertavam mais e depois de muito subir...

Isto foi o máximo que consegui aproximar-me do Aconcágua (num trekking de 5 horas, fiquei a 1h20m de Plaza de Francia), a uma altitude de 3.935 m ou 3.965 m. Sei porque quando já estava muito cansado e tinha decido voltar para trás, cruzei-me com o médico e perguntei-lhe a altitude e quanto faltava para o miradouro que fica a 1 hora de Plaza de Francia (as duas altitudes que referi à momentos é porque já nao me lembro da altura exacta que me disse, tal era a minha velocidade de racocínio...). Quando me respondeu à segunda questao 20 minutos, perguntei se podia acompanhá-lo... disse que sim... mas o ritmo dele era muito forte e optei descer...

Após ter conseguido regressar a Confluencia, após mais de 6 horas de trekking, eis o meu ar de felicidade dentro da medida do possível, porque estava extremamente cansado (nota-se pelas olheiras...). Mas apesar do cansado, sentia uma extrema satisfacao pelo que tinha conseguido alcancar...
Depois, foi decansar cerca de 2 horas, ir ao médico para ver se estava tudo normal, e iniciar a descida para a entrada do parque... foram mais de 2 horas de descida até à entrada do parque, que no final foram muito penosas (a descer todos os santos ajudam, mas os pés é que têm de travar...).
Por fim, a despedida do Aconcágua, uma montanha brutalmente linda... aconsenhável a todos os amantes da natureza e com grande espírito aventureiro e de sacrifício...
Um grande abraco de felicidade!
Os Andinistas
PS1: Esperava-nos uma viagem para Santiago do Chile numa carrinha muito particular, com cerca de 15 lugares, que foi a única empresa que acedeu a parar junto do Aconcágua para eu entrar (o André já tinha ido a Mendonza preparar a nossa viagem)... atravessamos a fronteira entre a Argentina e o Chile durante a noite com aquela sensacao de "emigrante ilegal"...
PS2: Neste momento estao bem no sul do Chile, no Parque Natural Torres Del Paine, onde já fizemos um trekking e hoje vamos tentar dormir num refúgio.

3 comentários:

  1. o sindrome da "altitude" é completamente imprevisível...A capacidade de oxigenarmos o nosso cérebro com menos oxigénio disponivel é a responsável pelas dores de cabeça que vocês tão bem sentiram.
    Quanto às decisões, acho que fizeram muito bem, e devem continuar a aplicá-las o resto da viagem... Queria estar aí fisicamente com vocês, porque em pensamento, podem ter a certeza que já estou!

    O Aconcágua é e foi inesquecível para mim!

    Abraços aos dois,
    LM

    ResponderEliminar
  2. Adorei a descrição...estou espantada por todo esse acompanhamento médico!
    Quando chegares tenho muitas perguntas paarte fazer!
    Continuem a divertir-se, e a explorar, que eu aqui estou a adorar acompanhar-vos de longe e imaginar quando será a minha vez!

    ResponderEliminar
  3. Faço minhas as palavras da Cláudia!
    Quando chegares prepara-te para o chorrilho de questões!
    Também estou a adorar acompanhar-vos e também estou convosco em pensamento várias vezes por dia :)
    Também quero essa experiência inesquecível!
    Mas já vi que o melhor é mesmo começar a treinar!
    E com que então também vais ao Chile! Cão! :p

    ResponderEliminar