sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Santiago do Chile

Olá pessoal,

Depois de atravessar a fronteira entre a Argentina e o Chile numa carrinha toda manhoso (mal dava para dormir...) com um tipo tudo menos simpático, eis que estamos do outro lado dos Andes...

Chegámos no dia 30 de Janeiro (sexta-feira) a Santiago do Chile às 4 da manha, o que nao é muito recomendável para quem nao tem hotel para ficar... depois de algumas voltas pela cidade, o primeiro hotel estava cheio, mas o taxista (o mais simpático e prestável que apanhamos até agora...) acabou por nos trazer para um hostal que ele conhecia... a partir daqui foi tudo surreal... depois de ter tocado na campanhia, como o dono nao acordava, o taxista pediu à rádio-taxi para ligar por telefone para o hostal... nós cá fora a ouvir o telefone a tocar e felizmente o dono também... eram 5 da manha... o tipo era uma figura... muito afável, mandou-nos entrar... eu sentia nele alguma intranquilidade... até que diz "temos um problemazinho, mas nao é problema nenhum... está tudo bem!... mau, há ou nao há probelma...

Conclusao: ele tinha um quarto, que nao estava arrumado... pelo que percebemos, era dos filhos mas estavam a dormir noutra casa... ele só dizia... "manhaña impecábele!" (isto é supostamente castelhano)...

Nós olhamos um para o outro, rimo-nos e pensamos... que se lixe, é já aqui... assim como assim, nao temos para onde ir, estamos mortos de sono e temos uma garantia que amanha vai estar impecável...

Eis o início da nossa história em Santiago do Chile no Hostal Corazon de Leon (no outro dia, o quarto estava efectivamente arrumado - imaginem a frase com que nos recebeu -, mas continuava um bocado manhoso, os dejaíunos eram fraquinhos, mas tinhamos acordado o tipo às 5 da manha, havia que ter alguma consideracao, ficamos lá...).

Santiago também é uma cidade enorme, nao ao nível de Buenos Aires, mas muito grande... eis algumas imagens da nossa passagem:

No cerro Santa Lucia, que fica a uma altura de 70 m acima do nível da cidade, junto ao centro

O Palácio de la Moneda, que antigamente produzia a "plata" do Chile e é actualmente a residência oficial do Presidente e do Governo Chileno

A Catedral de Santiago do Chile, em plena Plaza de Armas, a principal praca da cidade
Outra vista da Plaza de Armas, que junta edíficos antigos e modernos (aliás, uma das imagens de Santiago é reflexo da Catredal no edífico espelhado ao fundo... também tentamos tirar essa foto...)

Do cerro de San Cristobal, que fica a cerca de 300 m de altura face à cidade (nao, esta nao subimos a pé... foi mesmo de funicular...), onde é possivel ver ao fundo os Andes (Santiago fica situada mais ou menos a meio do Chile, entre os Andes e o Pacífico)...

Mas o que efectivamente marcou a passagem por Santiago foi a noite que passamos... no Bairro de Bellavista existem duas ruas que estao apinhadas de bares e restaurantes, com ambientes para todos os gostos...

Fomos jantar ao "Como água para chocolate" e superou claramente o de Buenos Aires. As margaritas a abrir seguidas de um belo "Casalero Del Diablo" (a nossa estreio nos vinhos chilenos que sao de facto óptimos) digamos que nos libertaram... pelo que foi uma noite para recordar momentos passados e rir muito com todas as histórias... o refeicao propriamente dita também estava boa, mas às tantas a nossa capacidade gostativa já estava um bocado degradada (esta palavra é muito forte mas nao me recordo de outra... que fique registado...).

A seguir atacamos os bares... o primeiro "Dos gardenas para ti" (exactamente, como a música de Compay Segundo) e naturalmente entramos na onda dos mojitos... com o calorzinho da noite chilena (esteve muito calor durante todo o dia... é desse calor obviamente estou a falar...) parecia que estavamos em Cuba... o bar tinha música ao vivo e o ambiente era muito descontraído... os chilenos sao alegres e gostam de viver a noite (pelo menos aqueles com que nos cruzamos nessa noite). A noite continuou por mais dois bares, um com DJ e outro com música ao vivo, onde numa das músicas deste último falaram no nome do Pinochet - devia ser qualquer coisa do género "já nos livramos do Pinochet" - e o bar entrou em delírio, com todos aos saltos (apesar de nunca ter abordado este assunto com nenhum chileno, nao sei bem porque....). Como diz a regra, uma mantive os mojitos, o André aventurou-se mais um pouco, mas acabámos bem, no nosso "fantástico" hostal de Santiago... Corazon de Leon...

Para finalizar, uma fotografia artística da cidade de Santiago do Chile, uma cidade que tem a sua magia...

Abracos chilenos...
PS1: Ficamos 2 dias em Santiago, sexta e sábado, depois foi toda a noite a viajar (e dormir) para Pucón, onde chegámos no domingo de manha, dia 1 de Fevereiro... Pucón, foi uma terra de contraste... (mais um teaser...).
PS2: Neste momento estamos em Puerto Natales (Chile)... já exploramos o Parque Natural Torres del Paine e amanha regressamos à Argentina, para conhecer o famoso Perito Moreno... estamos em plena Pantagónia...