segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Pucón

Olá pessoal,

Depois de uma viagem de 9 horas desde Santiago do Chile, chegámos domigo de manha a Pucón, uma estância de férias para os chilenos de classes mais altas, mas efectivamente muito bela. A paisagem é marcada pela presença do vulcao Vilaricca, junto ao lago com o mesmo nome.

Mas Pucón parece tudo menos a América Latina, pelo menos como a imaginamos... antes uma daquelas estâncias de férias nos EUA ou no Canadá que aparecem nos filmes...
O primeiro dia ficou marcado por um rafting na parte mais rápida do rio espectacular... eu era estreante, o André já tinha no seu curriculum o fantástico Zambezi... digamos que o Chino (o nosso instrutor) conseguiu-nos por todos (eramos 4) a remar para o mesmo e no final, apesar de algumas truques sujos, nao nos conseguiu levar à água...
O grande objectivo em Pucón era realizar um trekking que nos levava à cratera do vulcao. Infelizmente o tempo pregou-nos uma partida (quando o vulcao tem aquele chapelinho é sinal de mau tempo)... as condiçoes meteriológicas nao permitiram a subida (Picos, temos que ir da próxima vez...).

No primeiro dia tinha sido possível, mas era ipossível porque chegamos às 9h e as saídas para o trekking sao às 7h30m. No segundo dia tivemos a subida marcada, acordámos para ir as foi desmarcada... ainda adiamos para o dia seguinte (ficando mais um dia em Pucón do que estava previsto), mas com as núvens que haviam na noite anterior, optámos por desistir e viajar para sul... a chuva na manha seguite deu-nos razao...

Acabamos por efectuar um passeio de cavalo nesse segundo dia, em substituiçao à subida ao vulcao, que foi principalmente engraçado pelo local onde nos levou (sem contar com a parte final do passeio a cavalo... para lá durante todo o caminho e no regresso da montanha eu ia sempre no fim a apanhar pó, mas no final do regresso, quando o terreno era mais plano, puxei pelo bicho e consegui 3 ou 4 galopadas... madre de dios... nem queria acreditar que o animal consegui atingir aquelas velocidades... e agarrar bem nas curvas... foi um bocado louco mas é uma sensacao incrível...)... bem mas estava a falar do local onde nos levou, depois de uma descida longa e íngreme (enquanto desciamos só nos vinha à ideia que teriamos de voltar a subir), chegamos a um pequeno lago que tinha uma cascata com cerca de 84 metros... muito bonito!

Nesse passeio fomos acompanhados por um jovem casal de estudantes chilenos (de Santiago), com quem começamos a falar depois de me ter oferecido para tirar uma foto com a minha máquina e enviar-lhes por e-mail (vi que os dois estavam a cochichar junto à cascata, ofereci-me para tirar uma foto aos dois mas a bateria da máquina deles tinha acabado)... às tantas, perguntaram-nos o que já tinhamos comido típico do Chile... nada!... vingámo-nos nessa noite.. fomos a um restaurante impecável, cujo dono deveria ter mais ou menos a nossa idade, e que nos sugeriu as iguarias chilenas (vinho incluída) de uma forma fantástica... foi claramente o melhor jantar da viagem pelo serviço a experiência cultural... se forem a Pucón nao falhem o Madre Tierra...

Depois disso fomos ao bar mais concorrido da terra para beber um mojito (no dia seguinte tinhamos de apanhar um autocarro às 6h30m...) e fumar os habanos que o André trouxe para a viagem (vícios da viagem a Cuba...)... mojito puxa mojito... acabamos a sair do bar, apanhar um taxi com um tipo que nao conheciamos, que também estava a sair o bar e que ia para a discoteca da moda (o Apache)... foi meia-hora de dança num local muito porreiro... infelizmente estava a fechar... mas foi muito divertido... o pior foi só dormir uma hora e acordar às 5h30m, com as malas por fazer... foi um autêntico contra-relógio... já dentro do autocarro, olhamos um para o outro... valeu a pena...

O dia de terça-feira foi passado e viagem... 5 horas de autocarro até Puerto Montt, onde apanhamos um aviao para Punta Arenas, a cidade mais a sul do Chile. Em Punta Arenas apanhamos um autocarro que em 3 horas nos levou até Puerto Natalles, um pouco mais a norte, que é a cidade base do Parque Nacional Torres del Paine... já estavamos em plena Patagónia Chilena...

Um grande abraço para todos

PS1: Neste momentos estamos em El Calafate, na Patagónia Argentina, onde pudemos visitar o Parque Nacional dos Glaciares, nomeadaente o Glaciar Perito Moreno que é realmente impressionante. Espera-nos agora uma viagem de aproximadamente 20 horas de autocarro para chegar a Ushuaia, na Terra do Fogo. Até lá temos de entrar novamente no Chile e regressar à Argentina.